A relação do (a) sempai (mais graduado) com o (a) kohai (menos graduado), estimulada pela orientação do sensei, deve se constituir em importante momento de reflexão para melhor aproveitamento dos princípios do Judô, no âmbito das Academias.Longe de uma prática autoritária, como muitos podem imaginar, essa relação deve ser pautada em respeito e consideração mútua. É a oportunidade que o (a) sempai tem para demonstrar sua compaixão, ouvindo e colocando-se no lugar do (a) kohai, explorando seus pensamentos e sentimentos. Muitos já sentiram o alívio que resulta da conversa com alguém que se predispõe a ouvir-nos. Esses encontros não devem acontecer por acaso. Os (as) sempais devem ter a percepção de que os (as) kohais em determinados momentos necessitam de ajuda, e devem criar as condições propícias para conversar. Atento (a) para que a qualidade do relacionamento, especialmente qualidade de honestidade, confiança e confidência se faça presente, a conversa terá como propósito e objetivo dar o devido apoio nas questões que forem colocadas em pauta. Não intervindo mais do que o momento sugere, o (a) sempai deve colocar-se à disposição pelo tempo que for preciso.Dentro do contexto de cuidados que deve caracterizar a ação do (a) sempai, devemos destacar as preocupações esportivas / educacionais / sociais. A retransmissão das técnicas e experiências pessoais é de grande valia para o desenvolvimento e aperfeiçoamento tanto do judô, como da pessoa. Essa dinâmica é muito utilizada no Japão (ex-atletas não se afastam do dojô enquanto uma nova geração não estiver devidamente formada). Comprometidos em devolver ao Judô tudo àquilo que obtiveram para seus crescimentos esportivos/educacionais/sociais, os ex-atletas se esmeram na retransmissão dos conhecimentos que adquiriram, colaborando assim, com a manutenção da qualidade do Judô praticado em suas Escolas e no País. Esse exemplo, ensinado pelo Prof. Jigoro Kano, através de suas máximas, deve ser seguido por toda sociedade judoísta. A preocupação do mestre com a formação integral do judoca foi à base de sua metodologia de ensino e, por esse motivo, o Judô se expandiu por todos os continentes. É de nossa responsabilidade a continuidade desse trabalho!No mundo contemporâneo, a ausência dos pais em grande parte do dia, na vida dos filhos, transferiu para as Escolas a incumbência da educação. Nessa categoria encontra-se o Judô. Quando os pais encaminham seus filhos para uma Academia de Judô, o fazem conscientes de que encontrarão a ajuda que necessitam para a difícil tarefa de educar. O Judô incorporou em sua filosofia os princípios da cidadania – ética, moral, costumes – constituindo-se numa importante ferramenta de construção do tecido social.É nessa forma de ser Academia que estão depositadas as maiores esperanças da comunidade. Por isso, somos chamados a intervir nesse processo em toda sua integralidade.A começar pelo ambiente da Academia, devemos compará-lo a um Templo. Toda reverência e respeito lhe são devido. O dojô (sala onde se pratica judô) tem uma correlação muito estreita com o mundo. É aí, que após uma queda aprendemos a levantar. É aí, que aprendemos a cair sem nos machucar. Numa analogia com o mundo, as quedas se assemelham as adversidades da vida. Só conseguimos superá-las (levantar), amortecendo corretamente seus impactos. Assim como, no Judô, as quedas são inevitáveis, na vida, as adversidades também o são. Em ambos os casos é preciso aprender a amortecer seus impactos. Isto posto, também temos, no dojô, a oportunidade de aprender alguns princípios de solidariedade. Ao saudarmos o companheiro antes e depois do treinamento, reconhecemos a sua gentileza em ceder seu corpo para que possamos efetuar nossas técnicas e, em contrapartida, aceitamos seus cumprimentos pela cessão do nosso.Toda essa aura de respeito, consideração e solidariedade que envolve o ambiente da Academia - base de toda a filosofia do Judô - deverá ser projetada para os outros setores da sociedade para que mais pessoas possam se beneficiar de seus ensinamentos. O ideal do Prof. Jigoro Kano: ¨Bem estar comum para todos¨ é também a palavra de ordem no mundo contemporâneo. Num momento em que todos os segmentos da vida humana estão passando por grandes transformações devido aos avanços tecnológicos, ações mais humanizadoras se fazem necessárias. O distanciamento, patente nas relações interpessoais, devido à independência provocada pelo acesso aos objetos da vida, é responsável pela deterioração da vida familiar, social e planetária. O isolamento a que o homem está se submetendo, pensando que é auto-suficiente em sua maneira de viver, o coloca em total desacordo com os princípios físico, sociais e espirituais, que são à base da sua constituição como ser humano. A vida em sociedade não pode prescindir do contato presencial dos seres humanos em seus diferentes setores.É, exatamente aí, que o Judô com suas propostas educativas, pode dar sua contribuição já que as relações existentes entre os judocas são de muita proximidade, de muito contato. Esse exemplo de relação fraternal – tão comum entre os judocas – deve estimular os (as) sempais, como verdadeiros representantes dos ideais propostos pela Doutrina do Judô, a atuar como multiplicadores sociais disseminando os cuidados para com o outro como a forma mais importante para se estabelecer o bem na sociedade.Afinal, o trabalho de cuidador é que melhor qualifica o (a) sempai. Estar envolvido em qualquer processo que, efetivamente, possa ajudar o próximo a superar os obstáculos e dificuldades, categoriza o (a) genuíno (a) sempai.
Paulo Duarte
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