

O esporte brasileiro será motivo de contemplação a cada dia em 2010. Em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a Wöllner idealizou e preparou um calendário com 14 atletas que representam a cara do Brasil. As irmãs Raquel e Rafaela Silva serão as representantes do judô, ao lado de atletas como Daniele Hypolito (ginástica artística), Nivalter Santos (canoagem), Bárbara Leôncio (atletismo), Isabel Swan (vela), Martine Grael (vela) e Renata Faustino (badminton), entre outros, posaram para as lentes do fotógrafo Daniel Mattar, em clicks originais produzidos por Bebel Moares, que misturam arte e esporte. A inspiração vem de trabalhos semelhantes produzidos em países como Austrália, França e Estados Unidos.
“Vejo que o esporte olímpico só tem visibilidade no país durante o ano olímpico, e isso me frustra bastante. Queríamos uma forma inusitada e criativa de incentivar o esporte, os atletas e de contagiar também a sociedade com esse espírito. Ficamos muito felizes quando o COB topou a nossa ideia. Queremos contribuir para o esporte como cidadãos. Fico emocionado toda vez que vejo esse calendário”, explica Lauro Wöllner, diretor da empresa.
No formato de 30cm x 40cm, o calendário será vendido nas lojas da Wöllner e poderá ser comercializado pelas outras empresas e marcas que se associaram ao projeto – Couchê Suzano Print, Stil Graf, Ancar Ivanhoe, Olympikus e Caixa. O valor sugerido de venda será de R$ 30,00. Toda a renda será revertida para os 14 atletas que participaram do ensaio. Além disso, cada atleta receberá 300 calendários.
A idéia da grife mostra a vontade e o envolvimento da iniciativa privada com o esporte olímpico e seus atletas, que possuem histórias emocionantes de superação e vitória, servindo de exemplo para toda a sociedade. “Este calendário é o primeiro resultado objetivo da aproximação que o COB vem fazendo com empresários dispostos a conhecer as oportunidades que o esporte oferece e, consequentemente, a investir nesse mundo de possibilidades. O resultado final ficou belíssimo, ressaltando a estética do esporte e os valores que essa atividade representa para a sociedade”, afirma Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.
De acordo com Marcus Vinícius, uma das preocupações do COB foi indicar atletas que representam a inclusão social através do esporte, como Bárbara Leôncio, Nivalter Santos e as judocas Raquel e Rafaela Lopes, ambas do Instituto Reação.
Especializado em trabalhos de moda, o fotógrafo Daniel Mattar conta que um dos desafios do ensaio foi fugir do óbvio.
“Interpretar em um fundo negro 12 modalidades olímpicas foi desafiador e bastante instigante. Junto à equipe de criação, procurei atingir a síntese e ao mesmo tempo o inusitado, desconstruindo as funções das ferramentas esportivas e procurando poesia e surpresa, tensão e equilíbrio”, explica.