A equipe Oi/Sogipa Reação (RS) é a campeã do Grand Prix Nacional de Clubes 2009, encerrado neste domingo em Brasília (DF). Na final, o time gaúcho venceu o Esporte Clube Pinheiros (SP) por 3 lutas a 1, com vitórias de Rafaela Silva (-57kg), Yuri Alvear (-70kg) e Rochelle Nunes (+70kg). O ponto do Pinheiros foi marcado por Mariana Barros (-63kg). Este é o primeiro título da Sogipa na competição e quebra uma hegemonia paulista no Grand Prix, já que desde 2005, quando foi criada a etapa feminina, foram vencedoras o Pinheiros e São Caetano. Na disputa da medalha de bronze, a Universidade Castelo Branco bateu o USCS São Caetano por 3 a 0.
O confronto decisivo começou pela categoria até 70kg. Campeã mundial em 2009, a colombiana Yuri Alvear mostrou ao que veio no GP e venceu por ippon Maria Esteves. No confronto seguinte, Rochelle Nunes conseguiu um wazari sobre Priscila Marques e abriu 2 a 0 na disputa. No peso até 52kg, Taciana Lima e Rosanne Aguiar empataram. A carioca Rafaela Silva, do Instituto Reação e que atuou por empréstimo, marcou um ippon e Fernanda Pires e garantiu o título para a Sogipa. Na sequencia, apenas para encerrar o confronto, Mariana Barros venceu por wazari Graziela Braga e marcou o ponto do Pinheiros.
“Fiquei impressionada com o alto nível técnico do Grand Prix. O Brasil está de parabéns pela organização e, se a Sogipa voltar a me convidar, voltarei no ano que vem com certeza. Estou muito feliz em disputar meu primeiro Grand Prix e já voltar para casa como campeã”, diz Yuri Alvear.
Quem também tem motivos para comemorar é a equipe do Pinheiros. Depois de ficarem de fora do pódio em 2008, as primeiras campeãs do GP ressaltaram que poucos acreditavam no poder de chegada do time paulista.
“O Pinheiros surpreendeu em conseguir uma medalha. Fui para a luta precisando vencer e acabei sofrendo um contra golpe, mas tivemos vontade do começo ao fim e merecemos esta prata”, diz Priscila Marques.
Desde a criação do evento, em 2003, com a primeira etapa masculina, o Grand Prix Nacional de Clubes se tornou referência. Primeiro evento onde foram aplicados conceitos de entretenimento de torcida, as ações do GP foram pilares para a realização de grandes competições que atualmente fazem parte do calendário da Federação Interancional, como o Grand Slam do Rio de Janeiro e a Copa do Mundo de Belo Horizonte.
Classificação final
1 – Oi/Sogipa Reação (RS)
2 – Esporte Clube Pinheiros (SP)
3 – Universidade Castelo Branco (RJ)
4 – USCS São Caetano (SP)
5 – Belo Dente/Minas Tênis Clube (MG)
6 – Uptime/Betim (MG)
7 – Unisul (SC)
8 – Espaço Futuro (DF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário